domingo, 26 de junho de 2011
Saber renunciar - Quinto ponto
Renúcia é desistir de (aquilo a que se tem direito). = ABDICAR, RESIGNAR.
Esta palavra é uma das palabras chaves de um matrimônio para ser feliz . Se os dois não querem renunciar, então as brigas serão constantes e os problemas de relacionamento irão sempre existir porque diariamente terão questões a serem decidas pelos dois por ex : Um deseja ter mais filhos; o outro não. Um deseja passar as férias com toda família, o outro não. Um deseja que as crianças estudem em uma escola particular; o outro prefere que elas passem para uma escola federal. Um pensa que é hora de um aconselhamento para casais ou acha que podem estar mais envolvidos com a igreja, enquanto o outro não. E como fazer para chegar a uma solução? ou a um acordo?
A única conseqüência de suas atuais discussões será que ambos continuarão inflexíveis. Mas no momento em que um dos dois decidir dizer "Eu abro mão da minha opinião para fazer à sua maneira hoje", a discussão vai terminar
Por isso a necessidade de saber renunciar no momento certo , sabemos que muitas vezes temos a razão , mas a renúncia com o tempo vai mostrando o verdadeiro amor entre os dois e certamente com o tempo isso se tornará muito mais fácil , e certamente a gente não se casa para ser feliz e sim para fazer o outro feliz e a renúncia é uma das palaras chave para esta conquista .
A coisa mais sábia e amorosa a se fazer é começar a encarar os desentendimentos com a disposição de nem sempre insistir em fazer as coisas à nossa maneira. Isso não quer dizer que o nosso cônjuge está necessariamente certo ou sendo sábio no que diz respeito a um problema, mas significa que estaremos levando sua preferência em consideração, como forma de valorizá-lo. Em lugar de tratar nosso cônjuge como inimigo ou como alguém de quem devemos nos proteger, comecemos a tratá-lo como nosso melhor e mais apreciado amigo. Vamos dar às suas palavras grande importância.
E verdadeiramente o nosso maior exemplo de renúncia e amor verdadeiro foi o nosso próprio Senhor Jesus, então porque não renunciar as nossas próprias vontades, sentimentos e desejos em favor de uma pessoa amada?
Temos duas escolhas : Estarmos sempre corretos ou fazer o nosso conjuge feliz , e diante disto escolher ter uma relação estável ou uma relação de altos e baixos.
Labels:
chaves,
desentendimentos,
feliz,
igreja,
matrimônio,
preferência,
sábio
terça-feira, 7 de junho de 2011
Terceiro ponto : Saber perder, mesmo tendo a razão
As diferenças entre duas pessoas em relacionamento conjugal ,sempre existirão , o que vai ajudá-lo a manter é uma parte ceder . E na maioria das vezes a parte que tem que ceder, é a mulher, porque o homem difícilmente irá ceder , pela natureza humana ele é o que manda, é o líder , e biblicamente falando , não foi o homem que foi criado através da mulher, mas a mulher foi criada da costela do homem, ou seja a posição do homem é e sempre será o cabeça, e muitas vezes as mulheres que não tem um relaciomento diário com Deus , acaba perdendo oportunidades de evitar brigas, desgastes, desavenças sem necessidade, somente por querer estar na mesma posição do que o homem, não que ela vai ser pisada, humilhada e ficar calada não.. Mas se posicionar no lugar que tem que ser : submissa .
A submissão nos leva tomar muitas atitudes que nos ajuda no relacionameno diário :
1)Uma regra importante : Trate seu cônjuge da mesma maneira que você deseja ser tratado (veja Lucas 6:31).
2) Trate seu marido da mesma forma ou melhor do que os outros : Seja tão atencioso com o seu cônjuge quanto você é com estranhos ou com colegas de trabalho
3) Atenda aos pedidos : Considere o que o seu marido ou esposa lhe pediu para fazer ou não fazer. Se estiver em dúvida, então pergunte.Mas faça o que foi pedido .
Quando sob pressão, o amor não se irrita. Problemas pequenos não criam grandes contra-ataques. A verdade é, amor não se ira ou se machuca a menos que exista uma razão legítima e justa diante de Deus.
Um marido amoroso permanecerá calmo e paciente, mostrando misericórdia e contendo seu temperamento. Raiva e violência estão fora de cogitação. A esposa amorosa não é extremamente sensível ou malhumorada, mas exerce o autocontrole emocional. Ela prefere ser uma flor entre os espinhos e responde amigavelmente às situações difíceis.
Se você está caminhando sob a influência do amor, você será motivo de alegria, não de dor. Pergunte a si mesmo, "Sou uma brisa suave ou uma tempestade esperando para agir?"
"Aplica o teu coração ã instrução, e os teus ouvidos as palavras do conhecimento" Provérbios 23:12
domingo, 5 de junho de 2011
Segundo ponto para manter um matrimonio feliz
Vamos para o segundo ponto que nos ajuda a manter um casamento:
Adaptação
Não somente no casamento , mas na vida cotidiana , nos relacionamos com várias pessoas, de classes, níveis sociais e educação bem diferente .
No casamento por exemplo : o marido casa com a mulher , ele tem 30 anos ela 27, em
30 anos ele tem seus costumes, sua maneira de ser, seus hábitos . Ela , a mesma coisa com outra criação, costumes, hábitos ,etc. Imagina como vai ser no início ?
Certamente conturbado , um descobrindo o outro , um dependendo do outro, aprendendo a lidar com costumes e diferenças.
ex: * O rapaz antes solteiro o dinheiro era só dele, agora ele vai ter que dividir,
* A mulher que antes tinha alguém para fazer tudo para ela, agora ela vai ter que fazer tudo para ela e pro marido,
* Antes, no namoro era tudo flores, o rapaz romântico, só tinha palavras doces, sempre dava presentes, etc... Agora o rapaz é mais razão ,e a mulher como sempre muito sentimental e esquece que isto com o tempo vai mudando. Não que isso não vá acontecer mais, mas certamente com menos frequência que antes.
E quando chega neste ponto, acontece um erro muito comum com alguns casais : Ver somente os defeitos. Um fica culpando o outro, falando coisas desagradáveis , e isto destrói muitos matrimônios com o tempo , um somente vendo os erros do outro, e se começa assim , depois é difícil reverter , por isso nesta fase de adaptação é muito importante a mulher buscar a sabedoria que vem de Deus , falar na hora certa , ser afetuosa, pensar mais em dar do que receber , buscando a presença de Deus , e pouco a pouco esta adaptação vai passando ,e ela vai vencendo a cada dia uma situação diferente e aprendendo a depender de Deus .
Se a gente for buscar defeitos no outro com certeza encontraremos muitos , mas certamente iremos encontrar também muitas qualidades . Na vida sempre existe situações e nossa análise irá depender de nossa visão e comunhão com Deus . Existe situações que só existe na nossa mente e nos nossos olhos e quando tentamos ver de outro ângulo então tudo muda e toma outro conceito , temos outra visão.
É difícil expressar amor quando existe pouca ou nenhuma motivação. Mas o amor em sua essência não é baseado em sentimentos. Pelo contrário, faz parte da natureza do amor ter consideração e ser atencioso, mesmo quando parece não haver recompensa. Demonstrar ações afetuosa sem o outro esperar, faz despertar muito o amor na relação conseguindo exterminar todos os pontos negativos que existem entre os dois, mas é necessário atitudes .
" Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos." (Provérbios 14:1)
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Pontos primordiais para manter um casamento
Tenho recebido emails pedindo atendimento em relação ao casamento , problemas matrimoniais , relacionamento conjugal, etc. Levando em consideração a necessidade de abordar este tema, porque muitas pessoas se casam mas tem muita dificuldade para se manter casadas, se amam , mas a relação diária fica comprometida por falta de alguns pontos fundamentais que realmente nos ajuda a manter um matrimônio feliz.Como todos sabem difícil não é casar , difícil é permanecer casado.
Antes do primeiro ponto queria deixar uma frase que escutei e me abençoou
" A gente não se casa para ser feliz, mas para fazer a outra pessoa feliz"
Serão varios pontos abordados:
Primeiro ponto : A paciência
O que é isto ?
Paciência é a virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes nem revolta, a qualidade de quem espera com calma o que tarda, ou seja quando se é paciente com o seu cônjuge , você demonstra discrição , ao invés de pagar o mal como mal , e controla suas emoções ao invés, de que elas venha te controlar .
Por exemplo , na maioría das vezes quando o homem ou a mulher faz algo que não agrada a outra parte, a vontade da carne é logo rebater e fazer o mesmo, ex: Ele traiu, então ela trai , ele não elogia , então ela não elogia , ele nao é atencioso, entao ela não vai ser atenciosa, e descobrimos que atuar com paciência é o melhor remédio , porque não é pagando o mal com o mal que irá resolver seus problemas , se não ninguém iria ficar casado neste mundo.
Por outro lado, a paciência nos torna sábios. Ela não se apressa em julgar, mas ouve o que a outra pessoa está dizendo. É muito importante você saber ouvir , antes de tomar conclusões precipitadas , que certamente irão te fazer arrepender mais tarde, tenha paciência , ouça primeiro , depois fale, é melhor segurar a língua, do que dizer algo de que possa se arrepender depois. Porque quem fala planta e quem escuta colhe :muitas coisas que você fala hoje , pode esquecer amanhã , mas aquela pessoa que escutou algo de você , jamais irá esquecer , e isto produzirá marcas profundas e levará mais tarde grandes decepções e poderá levar até uma separação ,ou seja , as palavras na nossa boca pode gerar vida ou morte , depende como a usamos .
Assim como a falta de paciência fará do seu lar uma zona de guerra, a prática da paciência estimulará a paz e a tranqüilidade .
O homem e a mulher sábios verão a paciência como um ingrediente essencial no casamento.
Este é um bom ponto de partida para demonstrar o amor verdadeiro
A bíblia diz: "o homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez" (Provérbios 14:29). "O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão" (Provérbios 15:18).
Assinar:
Postagens (Atom)